sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Monstros

"Creio que há monstros nascidos no mundo de pais humanos. Pode-se ver alguns, disformes e horrendos, com enormes cabeças ou corpos minúsculos; alguns nascem sem braços, sem pernas, outros com três braços, com caudas ou bocas nos lugares mais estranhos. São acidentes e ninguém tem culpa (...)
Assim como há monstros físicos, não é possível que nasçam também mostros mentais ou psíquicos? O rosto e o corpo podem ser perfeitos, mas se um gene adulterado ou óvulo disforme pode produzir monstros físicos, o mesmo processo não poderia gerar uma alma deformada?
Os monstros são variações do normal aceito, em grau maior ou menor. Assim como uma criança pode nascer sem um braço, também se pode nascer sem bondade ou sem o potencial de consciência. Um homem que perde um braço num acidente precisa se esforçar ao máximo para se ajustar à falta, mas aquele que nasce sem braços sofre apenas das pessoas que o acham estranho. Como nunca teve braços, não pode sentir falta deles. (...) Para um monstro, a norma deve parecer monstruosa, já que cada pessoa é normal para si mesma. Para o monstro interior, a situação deve ser ainda mais obscura, já que ele não tem qualquer escala visível para se comparar com os outros. (...) Nunca se deve esquecer que um monstro é apenas uma variação e que para um monstro a norma é monstruosa (...)"
Trecho retirado do livro "A Leste do Éden" de John Steinbeck.

5 comentários:

Alexandra Deitos disse...

Por quê eu não ia gostar?
Eu adorei!
Deu até vontade de ler o livro! kkkk
Se for tudo nesse ritmo de leitura, tem o meu gosto!

:)
Amão!

Anônimo disse...

Pois é, e fica a pergunta: Quem vai condenar o sujeito que, independete de sua vontade, nasceu sem a tal bondade? Sem a capacidade de se adequar (sem trema?)às normas civilizantes de nossa época? É como disse Clarice Lispector:"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro".

Nubia disse...

Pois é... Ano novo, visual novo... mas ainda... sem relógio... aff... até que o Fernando tentou me ajudar por tel... mesmo assim... nada.
Acho q será mais fácil eu criar o meu próprio relógio.
O relógio da Nubia. O invisível.

Mas... me diga...como vai vc?

Bisous
eu

Visitante 28 disse...

Já pensei em peça infantil pra criança ver, agora pra fazer...Só se for com algumas mesclas de adultos. Por quê? Ce tá com alguma idéia? Hein? Hein? Hein? Hein?

Alexandra Deitos disse...

Segue no link um texto muito interessante para complementar seu post.
;)

http://www.redepsi.com.br/portal/modules/soapbox/print.php?articleID=221

Amão!