quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Timshel!

Acabei de ler um livro. Até agora o melhor que li em minha vida literária. E talvez um dos melhores que vou ler na minha longo (espero) vida literária.
O que faz dele melhor é que me ensinou. E livro quando ensina, além de contar todo o romance, é sublime.
Me ensinou a palavra "PODERÁS".
Não sei se devo entrar no mérito do livro, tão bem escrito pelo autor. Mas vou fazê-lo. Se passa pela história bíblica de Caim e Abel.
Caim, como lavrador, levou uma oferenda à Deus de frutos da terra. Abel, como pastor de ovelhas, levou um oferenda das primícias do seu rebanho. Deus se agradou da oferenda de Abel ao passo que não teve respeito por Caim e sua oferenda.
Caim ficou furiosa e, então, Deus lhe disse: "Por que andas irado? (...) Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Mas se procederes mal, eis que o pecado está à porta; o teu desejo será contra ti, mas a ti cumpre cominá-lo".
Em uma outra versão da Bíblia esta última parte se passa da segunite maneira: "Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta, o seu desejo será contra ti, mas haverás de dominá-lo"
E aí está a diferença entre um e outro: "A TI CUMPRE" e "HAVERÁS". E o livro, por meio de um personagem maravilhoso, sabiamente coloca entre essas duas palavras a palavra: "PODERÁS".
"A TI CUMPRE" é uma ordem.
"HAVERÁS" é uma promessa.
Há milhões de seitas e igrejas que aceitam como ordem e recaem na obediência. Há outros milhões que sentem a predestinação da promessa e nada que façam pode interferir.
Mas, se "PODERÁS", é verdade também que "NÃO PODERÁS" e isso dá ao homem grandeza. O homem tem a possibilidade de optar. Ele PODE escolher seu curso, lutar até o fim e triunfar...ou não. Mas ele PODE! PODE escolher e tema a glória da opção!
A lição que tirei desse livro deixa um gosto de quero mais. Um "que pena que acabou" e "que pena que já li". Mas foi ótimo e sem arrependimentos.
Fica como indicação "A Leste do Éden" de John Steinbeck.
e a certeza de que podemos!

9 comentários:

Visitante 28 disse...

Muito interessante. Coisa que o filósofo de nome difícil de escrever, aquele que começa com Frederick, não iria concordar, afinal para ele nosso sofrimento advém de não aceitarmos - como diria Nelson Rodrigues - A Vida Como Ela É! Mas eu gostei, acho que a vida é a ilusão de acharmos que podemos, enquanto caminhamos para aquilo que devemos!

Alexandra Deitos disse...

Pois é... Pois é... Pois é...
E agora não há muito que comentar. O fim e assimilar a informação e partilhar também essa leitura para formular uma posição!
:)

Só contraponho uma coisa.
O que faz um livro ser melhor não é diretamente o ensinamento. É sim o fazer pensar. Você lê, ele te faz pensar e só então que você aprende!
rs rs ...
Mas já posso disser que gostei bastante... já me fez pensar um pouco!
;)

Pablo Calazans disse...

e seu o livro me ensinou é porque cheguei a esse ensimanento atrás de um pensamento ocasionado pelo próprio livro.

Visitante 28 disse...

Ô gente, e aquele lance dos "Embates de Sábado à noite"? Do que se trata?

Visitante 28 disse...

Ia esquecendo: Essa foto nova é bem lôca, hein?

Alexandra Deitos disse...

Que lance de "Embates de sábado à noite"?
Boiei....

Alexandra Deitos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jerônimo disse...

Um sem duvida grande Livro outro grande é "Ratos e Homens", deixo pra vc um indicação "Homem e Super-Homem" de Bernard Shaw dizem que se vc ler até os 25 anos sua vida mudara completamente, infelizmente só li depois dos 30
"Há duas tragédias na vida. Uma é a de não obter tudo o que se deseja ardentemente; a outra, a de obtê-lo "

abraço

Fábio

Alexandra Deitos disse...

... nunca mais ??